sobre

surrealpolitik nasceu como um projeto de revista de textos literários e ensaios de investigação estética e política, além de entrevistas, resenhas, críticas e imagens. Para financiar a impressão do material, passamos a dar festas na Growleria de Arte, bar de Belo Horizonte (MG). A pandemia frustrou nossos planos de lançar o primeiro número da revista em 2020, o que só deve acontecer no próximo ano. Para então movimentar as engrenagens do pensamento, resolvemos dar início a um projeto derivado, Geografia epistolar, uma plataforma de cartas poéticas enviadas para pessoas em diversos lugares, buscando dialogar com elas sobre suas práticas culturais e artísticas e investigando a relação delas e de seus fazeres com o atual estado de coisas do mundo. surrealpolitik é revista, festa, troca de cartas e o que mais vier — formatos, poéticas, tramas, jogos, onirismos das mentes inquietas de Pedro Rena e Urik Paiva, dois viajantes na estrada do espanto. 

Pedro Rena, nascido em 167 a.C., integrou a equipe de engenharia de Qin Shi Huang durante a construção da Muralha da China. À despeito de sua vasta porém melancólica experiência prática com as estruturas imperiais, foi desertado da engenharia dos muros, permitindo se lançar em outra engenharia, a dos textos, desses objetos com fronteiras mais fluídas e vulneráveis. Migrou-se então para Belo Horizonte e cursou Letras na UFMG. Não totalmente satisfeito com seu já então complexo e contraditório curriculum-vitae, se arriscou na curadoria de filmes com a Mostra 68 e Depois. Passados alguns séculos, ingressou o mestrado em Comunicação Social, integrando o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência, assim como a equipe de curadoria do Cinecipó.

Urik Paiva nasceu em 1770, mas aparenta ter apenas 31 anos. Formado em Belles-lettres na Sorbonne VIII, defendeu uma tese sobre A poética estrutural das cartasDe Marquês de Sade a João Gilberto, com orientação de Roland Barthes e supervisão de Brigitte Bardot. É cearense, erradicado em Belo Horizonte, com breve passagem por Atenas. Publicou contos e crônicas em jornais e revistas literárias. Durante uma entre-safra, foi assessor de relações exteriores de Luís Bonaparte. Atuou como backing vocal da célebre dupla Dona Summer & Giorgio Moroder. Nos dias de hoje, trabalha como revisor de texto, produtor de conteúdo e editor freelancer. Faz bico como mímico e ventríloquo numa empresa de persianas. 

+

Contato

Pedro Rena todeschi.pedro@gmail.com

Urik Paiva urikpaiva@gmail.com