perguntas:
carta de carina gonçalves para marília garcia

belo horizonte 30 de junho
e 1º de julho
de 2020

querida marília

escrevo essa carta a convite do pedro rena
um amigo querido que junto do amigo querido dele o_____urik paiva
criou um projeto chamado geografia epistolar
que consiste em enviar cartas para pessoas de diversos lugares
quando li sobre o projeto dos dois
logo lembrei de você com seus______mapas_________enganos geográficos
cartas________postais________cartografia podia ser o estudo de cartas
se já não fosse
de mapas

escrevo essa carta para te falar
de coisas que vão ficar fora da minha dissertação
porque são mais privadas do que públicas
ainda que essa seja uma carta aberta como um postal

antes que eu me esqueça
e isso é importante
tudo bem marília? como você está hoje?
tenho visto tanto os seus vídeos e lives
é como se eu estivesse conversando com você
e sim
estamos conversando
desculpe-me se copio seus procedimentos de escrita
é difícil não fazer isso agora______e você me ensina a copiar______a repetir

marília
compartilho com você essa foto que recebi
veja______do que acha que se trata? de certa forma
ela me lembra as fotos da rose lynn-fisher que estão no parque das ruínas

mas não era disso que eu queria falar
eu queria falar de 2 coisas
a primeira é que uma vez tive a sorte de ir
numa palestra do david lynch na ufmg há 13 anos
e alguém da plateia perguntou a ele o que significava
a log lady ou senhora do tronco em twin peaks
ele disse sorry, but I don’t talk about what my work means
but we can talk about process

fiquei um pouco frustrada porque também queria saber
o que significava a log lady
mas ele tinha razão

há 4 anos tive a sorte de ir
numa palestra do josé luis guerín para um público
de estudantes de cinema
eu não era estudante de cinema
era uma intrusa____espiã_____no meio da plateia
disfarçada de estudante de cinema
vimos ao filme academia das musas
e alguém perguntou ao josé luis guerín o que significava
as imagens refletidas no vidro que apareciam
em todo filme
ele disse usualmente no explico lo que significan mis películas
hablo de procesos_____pero como ustedes son estudiantes de cine
creo que es importante decir lo que significa para mí

lembrei que você também fala de processos

nesse ano de 2020 que é um número estranho de se escrever
toda vez que eu escrevo 2020 eu me assusto de estar
vivendo o ano mais bizarro de toda minha vida
nesse ano de 2020 estou fazendo uma dissertação sobre a sua obra
e vejo que o que você escreve é transparente como fantasma
porque atravessa a matéria do que leio e vejo
sua escrita atravessou
léxico familiar______memórias da plantação____make me stop smoking
como o menino de 6º sentido____i see marília garcia
e toda vez quero te fazer perguntas log lady e vidro
o que significa o itálico nos seus poemas? e as pontes? os quadrados?
já te perguntei sobre raízes e ruínas, né? e sobre os ecos também

percebo que eu que tenho que responder essas perguntas
assim como o david lynch me falaria e o luis guerín também
se ele soubesse que eu não era estudante de cinema
e se eu te perguntasse o que significa talvez você me respondesse
pelas bordas sem nunca chegar ao centro
porque paris não tem centro e seus poemas não têm centro
ou você me faria outra pergunta
mas a gente (eu) fica querendo entrar na cabeça da artista

a segunda coisa que queria te falar
lendo ouvindo assistindo os/aos seus trabalhos
fiquei pensando o que faz de uma pessoa uma artista?
porque você é uma artista e por isso queria saber
como você se tornou artista?

romanticamente eu pensava que os artistas tinham que ser rebeldes
ou ter um bigode excêntrico______hábitos extravagantes
xingar entrevistadores nas entrevistas__________uma história de vida trágica
rebeldes______rebeldes______rebeldes

daí eu te vejo dando entrevista
vejo seu sorriso educado e sua inteligência____isso
me enternece
mas me pergunto onde está a rebeldia?

daí eu te vejo fazendo performance
e a sua voz é calma e às vezes gagueja e você sorri
isso me encanta profundamente
mas me pergunto onde está a rebeldia?

daí te vejo no palco na frente de uma orquestra recitando seus poemas
e isso me emociona
mas me pergunto onde está a rebeldia?

daí penso na grávida que se joga no chão com aquela barriga
não é rebeldia________________________________é coragem
eu me enganei_____um engano geográfico
e isso me emociona
sempre torço para os tímidos
(também estou nesse grupo)
e a timidez tem algo de deslocado
de sem lugar
e você fala de deslocamento
de como ver o lugar
e se coloca no centro do lugar
mas isso não entra na dissertação

a foto que te mostrei lá no início
foi uma empresa que recupera HDs externos que me enviou
meu HD externo com mais de 10 anos de fotografias
e vídeos foi danificado por gotículas de saliva____________não de lágrimas
quando tentei abri-lo em casa por um tutorial do youtube
o mariano meu marido viu uma poeira no disco nu e soprou a poeira
a poeira das fotografias e vídeos antigos
no seu sopro_____________gotículas de saliva caíram no disco nu
que não pode mais ser recuperado

mas essa foto também me lembra células_____moléculas___hemácias____glóbulos
coisas tão internas que não posso ver
a olho nu
mas penso que as suas células_____moléculas_____hemácias____glóbulos
e coisas tão internas que não posso ver
são muito_____muito____muito rebeldes
são inconformadas
marília

termino esta carta contando que te vi ontem
na live da tereza cristina em homenagem à marisa monte ontem (uma alegria)
vi quando sua foto subiu a tela com um emoji de coração
dividimos o mesmo tempo_____e o espaço?
termino com caetano cantando
coragem grande é poder dizer
sim

p.s: carta tem que ter p.s.
ainda vou elaborar perguntas
que não sejam o que significa

beijo grande

_

Baixe aqui o pdf da carta.

Imagem da capa

GONÇALVES, Carina S. Sem título. Acervo pessoal. 2018.

Carina S. Gonçalves é formada em Comunicação Social. Trabalhou alguns anos como redatora publicitária e hoje é mestranda no programa de Estudos literários da Faculdade de Letras da UFMG, onde pesquisa a obra da poeta Marília Garcia. Ministra oficinas de escrita criativa e é autora do livro de poesia “Nada acontece” (2018) pela editora Urutau.

Marília Garcia (Rio de Janeiro, 1979) vive e trabalha em são Paulo. É poeta e tradutora. Publicou, entre outros, os livros Parque das ruínas (Luna Parque, 2018), Câmera lenta (Companhia das Letras, 2017, Prêmio Oceanos de Literatura) e Engano geográfico (7Letras, 2012).